Nosso dia-a-dia


ATIVIDADES LIVRES

O jardim de infância Waldorf é a extensão do lar das crianças. Sua estrutura física comporta todos os elementos de uma casa. Assim, os trabalhos do dia-a-dia, atividades puramente humanas, são realizadas  pelo educador com a ajuda das crianças: limpar e arrumar a sala, lavar e passar a roupa, cozinhar, cuidar do jardim.

As atividades são feitas com entusiasmo, humor e habilidade. A criança ao observar o educador sempre em ação imita este gesto anímico e, além de tornar-se ativa em seu brincar, constrói a base moral para, no futuro, realizar trabalhos úteis para o mundo.



CIRANDAS E DRAMATIZAÇÕES

É o momento central do turno (manhã ou tarde), quando a professora reúne as crianças em uma roda e através de movimentos, versos, canções e dramatizações, desenvolve o conteúdo de uma época.

Esse conteúdo acompanha o ritmo do ano com suas festas e estações e é trabalhado todos os dias da mesma forma e no mesmo horário durante 3 a 4 semanas.

É nesse momento que a professora tem a possibilidade de conduzir os movimentos e ajudar  na aquisição da coordenação motora, da noção espacial, do equilíbrio e também harmonizando tendências que as crianças trazem tais como dispersão, agitação, falta de fantasia e movimentos mecanizados.


DESENHO

O desenho da criança tem uma conexão com o desenvolvimento do seu corpo e nos mostra isso de forma inconsciente. Nos primeiros sete anos, através de seus desenhos, cada criança faz sua autobiografia. Assim como na fala e no balbuciar são encontrados os fonema, no desenho são encontrados os mesmos estágios do desenvolvimento de todas as crianças do mundo, independente da raça, cultura ou país.

Incentivamos o desenho livre como atividade diária, com blocos de giz que tem a superfície  bem larga. O que importa  nessa idade é o processo e não o resultado final.


AQUARELA

No dia-a-dia a criança tem a possibilidade de vivenciar uma infinita variedade da paleta de cores. Para ampliar essa vivência desenvolvemos no jardim uma atividade semanal: a aquarela. Não se pretende, nesta atividade, a produção de uma obra de arte, uma vez que isto requer um grau de consciência maior do que a  criança possui. A aquarela tem como objetivo central o cultivo de hábitos de manuseios do material, assim como o respeito e devoção à atividade que será aprofundada no ensino fundamental e médio das escolas Waldorf.


CONTOS DE FADAS E HISTÓRIAS

As histórias representam para a criança uma abundante fonte de conhecimento. São Base para a real comunicação que é estabelecida a partir da linguagem oral (fala). O fortalecimento da memória, da capacidade de concentração, vocabulário e formas estruturais são alguns dos aspectos trabalhados nessa atividade.
Contos de fadas nos falam também do desenvolvimento da alma individual, os personagens representam aspectos humanos fundamentais de cada um de nós. As lutas, vitórias, sofrimentos, alegrias e tristezas humanas tem como cenário o íntimo do ser humano. Ao recebe-lo a criança se fortalece para trilhar o seu próprio caminho na vida.

MÚSICA

A música, por ser uma atividade extremamente envolvente e que toca o ser humano de forma profunda, tem na educação, e na pré-escola em particular, uma função essencial. Música é o movimento ordenado do tempo e de tons no espaço ao qual a criança pequena se liga de forma integral, pois vivencia esse movimento como expressão de processos internos. Ela naturalmente dança e modula sua voz. A atividade musical lhe dá a possibilidade de levar este impulso ao encontro de leis e formas claras de pensar, sentir e agir, sem contudo, tirá-la do ambiente lúdico e de fantasia que lhe é próprio.


TRABALHOS MANUAIS

Costurar, bordar, fazer trabalhos com madeira, trançar, são atividades realizadas de acordo com a necessidade individual das crianças e da época do ano. Todos os trabalhos têm uma finalidade e são utilizados posteriormente  pela criança.